Cloud Computing: Governação, riscos e auditoria dos serviços de TI

por Luis Filipe Rocha, Diretor Sistemas Informação do Grupo Amorim Turismo e Professor convidado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto

Luis Filipe Rocha
Luis Filipe Rocha, Diretor Sistemas Informação do Grupo Amorim Turismo e Professor convidado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique

A CIONET convida-o a ler um trabalho de um dos nossos membros, Luis Filipe Rocha, onde o Cloud Computing é analisado de várias perspetivas e de forma muito completa.

“Os serviços de computação na “nuvem”, vulgarmente conhecidos por Cloud Computing, são presença cada vez maior no portfólio de serviços dos providers a operar no mercado das TI. A passagem para a “nuvem” relaciona-se frequentemente com uma visão de menores custos e maiores oportunidades de negócio, geradas por um novo modelo de distribuição de serviços de TI. Porém, existem riscos e ameaças que são necessárias mitigar contribuindo para isso uma Governação eficaz desses serviços, a definição de métricas de desempenho e a implementação de mecanismos de monitorização permanente.

Nesse contexto o modelo de Cloud Computing reveste-se de particularidades que o distinguem dos tradicionais modelos de computação na “nuvem”. Os riscos são diferentes para cada modelo de serviço de TI na Cloud e são diferentes para cada modelo de implementação.

Nessa medida é vital uma clarificação do conceito subjacente ao modelo e às áreas críticas de operação, como o caminho para identificar com maior rigor os riscos existentes e assim avaliar o grau de ameaça que representam para as empresas.”

Leia aqui o artigo completo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *