Report – Survey de Demand Management

Conheça os resultados da survey de Demand Management: Report – Survey de Demand Managemen

survey_small75% dos CIOs inquiridos em Portugal entendem que a gestão da procura está razoavelmente alinhada com os objetivos de negócio, seguindo a tendência global de um alinhamento cada vez mais significativo do negócio com o IT. Mesmo os CIOs que não consideram que a procura de IT esteja alinhada com os objetivos de negócio, não deixam de reconhecer a importância que esse fator reveste para as organizações. Apenas 3% dos CIOs consideram que este tema não é relevante para a sua organização.

Qual a área de IT Demand Management que tem maior potencial quando alinhada com o negócio? 43% dos CIOs inquiridos apontam a recolha de dados como a área com mais potencial quando alinhada com o negócio. Em segundo lugar, com 38%, segue-se o planeamento. Dos 75% dos CIOs que entendem que a gestão da procura está razoavelmente alinhada com os objetivos de negócio, 86% consideram que as áreas com mais potencial, quando alinhadas com o negócio, são o planeamento e a otimização.

Como lidam os CIOs com a gestão da procura de IT (Demand Management)? CIOs inquiridos em Portugal identificam os principais desafios enfrentados pelas suas organizações na implementação de projetos de gestão da procura de IT. Cerca de 60% dos CIOs inquiridos apontam a dificuldade em alocar recursos e orçamento para atividades estratégicas e operacionais como o principal desafio no âmbito da implementação de projetos de gestão da procura de IT. O desafio da falta de visibilidade e de controlo sobre as exigências do negócio vem logo em segundo lugar, com uma percentagem de aproximadamente 20%.

Quanto às melhores práticas de gestão de procura de IT as opiniões estão divididas entre o planeamento da procura e a gestão integrada de processos.

Decisores de tecnologias consideram que a gestão do risco é o principal desafio já enfrentado pelas suas organizações. De salientar, que 25% dos CIOs nunca implementaram um projeto de gestão de IT nas suas organizações.

63% dos CIOs consideraram que as indústrias das quais se podem retirar as melhores práticas são as de banca, seguros e telecomunicações.

Cerca de 69% dos CIOs que consideraram que as melhores práticas de gestão da procura de IT são o planeamento da procura e a gestão integrada de processos, consideraram que as melhores práticas de gestão de procura de IT se podem retirar das indústrias das telecomunicações, banca e seguros. Em último lugar, com a percentagem mais baixa, destaca-se a área da saúde, com apenas 3%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *