IV Encontro Temático CIONET Brazil – “New Talent for IT”

61

O IV Encontro Temático/Networking da CIONET Brazil teve como tema “New Talent for IT” e foi realizado na FIA Butantã.

No início do encontro, tivemos a apresentação do vídeo “All work and all play” para introduzir pontos sobre a organização da TI do futuro.

Sob o tema do encontro, quatro tópicos foram introduzidos e apresentados por membros do Conselho Assessor e depois debatidos entre todos os participantes:

  • Skills técnicos e comportamentais” – soft skills, apresentado por Renata Marques (CIO da Whirpool), levou os CIOs a considerarem quais skills são essenciais e relevantes para um profissional de TI. Dentre os muitos soft skills levantados na apresentação e discussão, a habilidade de comunicação foi destacada e sua importância para a relação da área de TI com outras áreas dentro da companhia, para que assim todos os projetos e ações realizados pela TI possam ser devidamente apresentados às outras áreas da empresa.
  • “Riscos, ameaças e oportunidades”, facilitado por Teresa Sacchetta (presidente do Conselho Assessor), trouxe como ameaça e também oportunidade o relacionamento da empresa e da área de TI com os “millennials”. Parte da discussão esteve baseada em como esse relacionamento deve ser, como e onde as empresas devem ceder em suas estruturas, e qual a melhor maneira de utilizar a capacidade dessa nova geração para alcançar os objetivos da área de TI e da companhia.
  • “Inteligência Cognitiva”, o tópico exposto por Luzia Sarno (CIO da Copersucar), apresentou algumas estatísticas do possível futuro cenário de inteligência artificial, inteligência cognitiva e machine learning e de sua atual aplicação no mercado em geral. A discussão foi permeada por considerações a respeito do tipo de profissional de TI adequado para trabalho neste cenário, quais competências podem ser desenvolvidas e quais serviços podem ser otimizados a partir disso.
  • “Como atrair e reter talentos”, desenvolvido por Julio Baião (CIO do GPA) e pela Lyzbeth Cronembold (IT Director da BAND), levantou algumas práticas experienciais eficientes para a retenção de pessoas da geração Y na área de TI, e também apontou algumas ações que visam atrair novos talentos. Os participantes discutiram – a partir de suas próprias experiências em suas famílias, em suas áreas, no mercado em geral – com a geração Y e Z, e como as empresas podem se relacionar com os integrantes destas gerações.

O Professor Doutor Nicolau Reinhard (FEA – USP e FIA) encerrou o encontro com considerações gerais sobre os tópicos, destacando a importância da tensão entre as gerações e da busca constante dos profissionais e das empresas para amenizarem essa tensão, e desafiando os CIOs a manterem um contato constante com as próximas gerações.

Confira aqui algumas fotos do encontro!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *