CIONET e Fintech testemunham transformação digital da industria financeira a chegar mais rápido do que esperado.

A CIONET e a Portugal Fintech realizaram no dia 7 de Novembro o evento Lisbon Welcomes FinTech. O evento decorreu durante o Web Summit na sede do BiG e juntou startups fintech que apresentaram os seus projetos a um painel composto por líderes nacionais e internacionais do sector financeiro, nomeadamente, finTechs, VCs (venture capital), banca de retalho e de investimento, seguradoras e entidades reguladoras.

O evento decorreu com sessões ignite de startups fintech, as quais foram seguidas de discussão pelo painel de convidados composto por Maria João Carioca CEO e Board Member da Euronext Portugal, Maria João Teixeira, Directora da CMVM, Paulo Figueiredo Executive Board Member do BiG (Banco de Investimento Global) e Huy Nguyen Trieu, CEO do The Disruptive Group.

Como oradores keynotes, Christopher Truce, (Director de OpenAPI Development @ Saxo Bank) falou sobre a progressiva transformação do banco, em que têm vindo a abrir um conjunto de APIs para terceiras partes, desenvolvendo o seu próprio ecossistema de parceiros mas também relações com outros bancos. Rob Frohwein (Co-founder & CEO @ Kabbage) fechou o evento com a partilha de uma visão sobre empréstimos a PMEs e como esse mercado está a mudar profundamente tanto numa perspetiva da forma de financiar como na gestão de risco associado.  Entre as startups convidadas encontram-se a Eburry, Seedrs, Drivit, Crowdprocess, Loqr e a petapilot. A dinâmica de apresentação feita pelas startups conseguiu agarrar por varias horas os mais de cem participantes  em que temas como micro pagamentos, fraude na mobilidade, telematica, digital finance, desafios da banca móvel, regulação e desregulação, cibersegurança, blockchain,  entre outros foram os tópicos mais quentes deste evento. Em jeito de conclusão podemos testemunhar que transformação digital da industria financeira a chegar mais rápido do que esperado. Os novos modelos de negócio que foram apresentados estão a criar ondas de transformação tanto na forma como se adquire serviços financeiros como na forma como os diferentes operadores da industria se estão a posicionar.

Esta iniciativa internacional visa potenciar a troca de experiências e oportunidades entre os vários atores do “ecossistema financeiro”, as quais se traduzem em novos modelos de negócio e inovação. A transformação digital no sector financeiro, não é apenas um  hype, traduz-se numa necessidade real de alinhamento de todo o ambiente financeiro a novas premissas de mercado.

Este evento caracterizou-se pela sua informalidade e inovação, fomentando a partilha e a troca de experiências num debate interativo, entre os vários participantes. Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, mencionou a mudança dentro da própria organização, referindo que “estamos atualmente a transformar a própria CIONET num ecossistema de interações de elevado valor em que a troca de ideias, conceitos, experiencias e boas praticas está a ganhar outra dinâmica com as startups. Um bom exemplo disso é a aposta no Global StartUp awards que promove a interação entre CIOs e StartUps”.

foto4 foto5 foto1 foto9 foto8

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *