CIONET realiza debate entre startups de IoT e CIOs do sector de utilities na Fundação EDP

A Fundação EPD foi a anfitriã de mais um evento da CIONET, o “IoT Boosts Utilities”, que teve lugar no dia 7 de Novembro entre as 9:00h e as 12:30h.

O evento desenrolou-se num format diferenciador, que consistiu em ignite sessions de startups de IoT, as quais foram discutidas por um painel de convidados constituído por Filipe Frasquilho (IP Telecom, CIO), Tiago Azevedo (CIO, REN), Paulo Nunes (EMEL, CIO) e Rui Serapicos (CIONET, Managing Partner). Como Keynote speaker, contou-se com a presença de Vergílio Rocha, Diretor Corporativo de Sistemas de Informação da EDP.

No âmbito desta iniciativa foram abordados temas tão diversos como: IoT & cybersecurity, performance optimization, storage & analytics, renewable energy, remote monitoring & reliability, energy optimization, predictive maintenance.

Ao longo do evento, foram apresentadas soluções disruptivas de IoT, Big Data e Analytics oferecidas por startups portuguesas e internacionais, nomeadamente:

Ionseed: A Ionseed (João Pinto, Founder) permite controlar os sistemas energéticos através de uma plataforma na cloud, e é complementada com aplicações móveis através das quais é possível monitorizar as caldeiras de água e, assim, gerir a procura e o armazenamento de energia. O próximo passo será disponibilizar esta ferramenta aos fabricantes de caldeiras, para que a incorporem nos seus produtos de raiz.

Optishower: A tecnologia Optishower (M.H Ghodsirad e  Javad Hatami, Founders) encoraja o envolvimento pró-ativo de clientes para reduzir o uso de água e energia. Esta tecnologia, integrada com IoT mede e monitoriza o consumo de água, fornecendo informações em tempo real.

PKNOA!: As soluções da PKNOA! (Wilson Pinto e Ricardo Ribeiro, Founders) permitem que os seus clientes transformem  grandes volumes de dados em informação inteligente para a gestão dos seus negócios. Esta solução tecnológica é aplicada a praticamente todas as indústrias.  Com este produto, as empresas conseguem integrar e gerir elevados volumes de dados de diferentes fontes e plataformas tecnológicas.

Pro-drone: A Pro Drone (André Moura , Founder)desenvolveu uma solução que permite a inspeção de turbinas eólicas com drones, reduzindo o tempo de inspeção e os riscos de segurança associados à tradicional inspeção com cordas.

Watt-is: A Watt-IS (Henrique Pombeiro e Miguel Carvalho, Founders) é uma startup que se encontra focada na promoção de eficiência energética através da análise avançada de dados de consumo provenientes de contadores de energia inteligentes, transformando dados complexos de consumo em medidas de eficiência energética simples e quantificadas, desenhadas especificamente para cada consumidor final (habitações ou pequenase médias empresas – PMEs).

A CIONET pretende continuar a trabalhar de perto com as Startups e envolvê-las com a comunidade de CIOs, que cada vez mais “estão interessados em questionar o status quo, e relevam um apetite cada vez maior em conhecer de perto as novas tecnologias que vão impactar os seus negócios”, conforme referido por Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET.foto17 foto18 foto16 foto15 foto14 foto13 foto12 foto11 foto7 foto10

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *