Como aproveitar a escala, velocidade e execução das startups para inovar?

Conheça a opinião de Flávio Pripas, CEO do Cubo, painelista do próximo Encontro Cionet Brazil

“Todo o processo das grandes empresas é no sentido de diminuir riscos. E quando você fala em inovação, você fala em abraçar riscos. E com a velocidade com que as coisas mudam hoje em dia é cada vez mais urgente para  as empresas olharem o mundo lá fora.”  A observação  é de Flávio Pripas, CEO do Cubo, centro de empreendedorismo do Itau Unibanco. Pripas é um dos painelistas do primeiro Encontro Cionet de 2018, no dia 10 de abril, das 8:30 às 12:00 horas na sede do próprio Cubo, em São Paulo. O evento tem como tema “A Nova Organização: de startups à governança digital”.

Para Pripas, as empresas que terão sucesso não são as que constroem, mas as que orquestram os seus diversos interlocutores, sendo as startups um deles. “Estas empresas têm escala, velocidade e execução, onde a escala é você fazer algo que atende a muitos”, explica. Segundo o executivo, as grandes empresas têm escala e execução, mas falta um ponto essencial  que é a velocidade. “E aí tem que ter uma mudança de cultura”, completa.

E uma das maneiras de resolver este gap para inovar, na opinião de Pripas, é trazer este lado ágil de uma startup que já tenha um produto interessante. Para ele, este processo deve ser feito em etapas, de forma incremental.  “Desta maneira, a corporação vai entender como é a velocidade em que estas empresas trabalham.” Mas acrescenta que o desafio é fazer um projeto, construir uma base e entregar resultados em tempo recorde, um mês ou em até três meses, principalmente para que a empresa possa enxergar os gargalos.

Quanto às diferentes culturas entre as duas empresas, ele afirma que é como a TI bimodal, onde a grande empresa entra com eficiência operacional, processos etc … e a startup com a inovação. E acrescenta que inovação nas empresas tem que ser um processo top down.

Venha discutir esta e outras ideias no Encontro Cionet que reúne as lideranças de TI das principais empresas do país. As inscrições são

gratuitas mas as vagas são limitadas. Inscreva-se em https://goo.gl/Zd4dmb.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *