
O estudo CIONET European key IT and Management Issues & Trends for 2013 foi recentemente analisado pela Semana Informática. Num artigo muito interessante, o jornalista Carlos Marçalo salienta os pontos mais relevantes, de entre os quais se encontram os seguintes:
- Na Europa, a redução de custos de TI encontra-se na quarta prioridade dos CIO. A geração de receita através de inovações nas TI ocupa a quarta posição das prioridades dos americanos quando é a décima primeira opção dos europeus.
- Muitos decisores de departamentos, em vez de reduzirem simplesmente os orçamentos de TI, posicionam as TI como catalisador da produtividade nas diferentes áreas do negócio.
- Os departamentos de TI estão a conseguir trabalhar de uma forma mais alinhada com as administrações e com a gestão de topo.
- A capacidade de resposta ao mercado é um aspecto essencial para o sucesso do negócio, sobretudo em períodos de grande volatilidade e incerteza económicas. A agilidade de negócio e a redução de custos são fundamentais enquanto vantagem competitiva de longa duração.
- A maior complexidade dos sistemas de TI associada à necessidade de reduzir custos trouxe no entanto para a agenda dos gestores europeus os temas da eficiência, disponibilidade e robustez da informação que se entrega ao negócio.
Pode aceder ao artigo completo aqui.