A CIONET Portugal elegeu no passado dia 20 de fevereiro os melhores profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação durante o CIO Day’14. Alexandre Ramos, da Lusitania Seguros, Rui Gomes, do Hospital Fernando Fonseca, e Nuno Miller, da Farfetch, foram os vencedores da Eleição do CIO do Ano.
*Fotos de Fernando Azevedo, ETIC
Na categoria de Orientação para Cliente, a CIONET Portugal reconheceu Alexandre Ramos. Alexandre Ramos é Diretor de TI na Lusitania Seguros e na NSeguros há mais de 5 anos e tem a seu cargo um departamento com mais de 35 colaboradores. O projeto que lhe valeu o reconhecimento pela CIONET consistiu na criação, pela primeira vez no ramo Segurador, da figura de extrato de cliente, associado a um conceito de venda cruzada assente em citérios de bundling.
Dado o desafio do atual contexto económico, a Lusitania decidiu destacar-se nos dois principais pilares da escolha da seguradora por parte dos clientes: preço e facilidades de pagamento. Assim, a organização lançou o Plano E+, um pacote de seguros que permite à empresa preços mais competitivos, e o Extrato. O Extrato surge como resposta à necessidade de flexibilização da forma de pagamento pedida pelos clientes e é um conceito único no mercado segurador. Este projeto permitiu redução dos custos, por otimização de recursos, maior sustentabilidade ambiental, aumento do número de serviços por cliente (de 1.33 para mais de 2) e redução da taxa de anulações na ordem dos 30 a 50%.
Rui Gomes é CIO do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE há também mais de 5 anos e foi o CIO eleito para a categoria de Orientação para Processos de Negócio. Rui Gomes foi o CIO responsável pela enorme restruturação levada a cabo no Hospital Fernando Fonseca (HFF) e que o colocou numa posição de destaque entre todos os hospitais públicos a nível europeu.
O projeto consistiu na implementação de um Processo Clínico Eletrónico (PCE), de forma transversal a praticamente todas as especialidades (mais de 30) e utilizável pelos diferentes profissionais de saúde e de apoio. O “Projeto de Informatização Clínica” permitiu aumentar a eficiência de processos, mitigar o risco clínico e reduzir custos. Em 2012, a redução de custos foi de cerca de 175.000€ e, em 2013, próxima de 200.000€. Para além de toda uma restruturação a nível organizacional, foi criado um centro de competências interno, o Centro de Investigação e Criatividade em Informática – CI2, que permite incorporar capacidades, incubar projetos tecnológicos, promover e integrar alunos universitários e ajudar a revitalizar o mercado do desenvolvimento dos sistemas de informação para a saúde.
Nuno Miller, CIO da Farfetch, foi o vencedor da categoria de Orientação para Tecnologia. Com uma equipa com mais de 70 colaboradores e com 3 unidades de negócio sobre a sua gestão há quase 3 anos, Miller foi o responsável pela implementação de uma série de projetos que levaram a Farfetch à posição atual.
A Farfetch destaca-se entre as empresas de e-commerce por colocar produtos de mais de 300 lojas das melhores marcas, em mais de 140 países, ao alcance de alguns cliques. Entre os projetos levados a cabo pelo CIO destacam-se os projetos de desenvolvimento de software chave para o negócio, como Geo-pricing, Recomendações de Produtos no Portal e Gestão de Produtos Duplicados.
Ao nível da infraestrutura tecnológica, foi feito um redesenho completo da arquitetura dos servidores. Este projeto permitiu suportar um aumento médio diário de visitas ao portal de 300%, com picos de cerca de 1000% e aumentar a disponibilidade de vários serviços de 99,5% para 99,95%.
Nuno Miller acompanhou ainda um período de grande crescimento da Farfetch, tendo gerido um aumento de 500% do departamento de TIs, o que implicou a implementação de um novo modelo de governação, adequado à nova equipa, e de mecanismos de gestão TI mais complexos.